Esocial? Meu contador é quem responde por isso!!! Mas você já combinou isso com ele?

A contratação de uma empresa para prover serviços para tarefas específicas dentro da sua organização, garantindo o nível de serviço, é comumente chamado de BPO (Business Process Outsourcing).

Cada dia mais as empresas contratam este tipo de serviço para cuidar da contabilidade, saúde e segurança do trabalho, folha de pagamento, ora centralizado em uma única empresa, mas, muitas vezes, contratados junto a várias outras, em virtude da necessidade de especialização.

Neste cenário, frequentemente ao questionarmos empreendedores, profissionais de RH, de tributos, entre outros, sobre se suas empresas estão preparadas para o eSocial, nos respondem que está tudo sob controle, pois o contador ou o BPO é quem cuida “dessas coisas”…

Na sequência, perguntamos se o contador também é registrado no Conselho Regional de Medicina (CRM)….

Brincadeiras à parte, ainda é assustadoramente comum perceber que muitas empresas não têm ideia da abrangência do eSocial, motivo pelo qual, não entendem o motivo da “piada” do contador com CRM, pois não sabem que os Atestados de Saúde Ocupacional (ASO) deverão ser enviados em um arquivo XML.

Da mesma forma, ao questionarmos muitos contadores e BPOs sobre o tema, e com a mesma piada, ouvimos como resposta que farão o que estiver dentro de suas responsabilidades.

  • Mas, está claro para as partes (empresa, contadores e BPOs) quais são estas responsabilidades?
  • Contadores, vocês já entraram em contato com seus clientes para estabelecer limites, responsabilidades, prazos, etc?
  • Já analisaram como integrar as informações de folha de pagamento, saúde e segurança do trabalho, que são geradas por diversos prestadores de serviços?
  • Os sistemas do BPO de folha conversam com os sistemas do BPO de Saúde e Segurança?
  • E com os advogados, vocês já conversaram sobre como vão informar os processos administrativos e judiciais?

Estas e outras perguntas precisam ser respondidas com a maior brevidade, pois o tempo para preparação está cada vez mais restrito!

Diante deste cenário, desenvolvemos métodos de trabalho combinando ConsultoriaTecnologia e Educação em Gestão de Pessoas e Fornecedores, atrelada a análise concomitante de aspectos trabalhistas, previdenciários e tributários, com o objetivo de fazer frente a estes novos desafios.

Entre em contato!!

Elaborbr.com, a sua Plataforma de integração em Gestão de Pessoas e Fornecedores!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *